Seiça é uma freguesia do Concelho de Ourém, a noroeste do distrito de Santarém, na sub-região do Médio Tejo. Apresenta uma densidade populacional de 82,6 habitantes/km2, repartidos por 32 lugares: Alqueidão, Cabeço do Alqueidão; Carrascal do Pombalinho, Carrascal da Tacoaria, Carvalhal, Casal Canudo, Casal do Pisco, Chão de Maçãs, Coroados, Covas da Raposa, Cristovãos, Estremadouro, Fontainhas, Lameirinha, Moinho da Areia, Mosqueiro, Olaia, Outeiro, Painel, Pedreiras, Pêras Ruivas, Pombalinho, Quintas, Seiça, Serradas, Sobrais, Sorieira, Tacoaria, Valada, Vale da Cordela, Vale do Pico, Vale Verde.
Segundo os dados do INE (2011), Seiça tem uma ocupação humana de 6%, possui uma população total de 2076 residentes, tem uma área de ocupação florestal de 44% e 33% de ocupação agrícola.
Encontra-se inserida na Bacia Cretácea de Ourém, existindo as formações mais antigas, como fosseis do período Cretácico e Neogénico. Ao longo do território da freguesia em termos arborícolas, podemos encontrar o pinheiro bravo, pinheiro manso, eucalipto, carvalho, cerquinho, sobreiro, urze e tojo. Junto às áreas ribeirinhas encontram-se o choupo, amieiro, freixo e salgueiro. A cultura de Oliveira e da vinha, bem como a agricultura de hortícolas e cereais, realizam-se por toda a freguesia.
A Ribeira de Seiça, importante afluente do Rio Nabão, faz parte da paisagem da freguesia. Apesar das secas rigorosas no verão, a Ribeira de Seiça mantém o caudal, mesmo que mais diminuto, chegando a transbordar no inverno, inundando os campos envolventes. Nesta Ribeira encontra-se a raríssima Lampreia do Nabão ou Lampetra auremensis. Esta lampreia apenas existe nas ribeiras a norte do concelho de Ourém (Seiça, Olival, Ribeira do Fárrio), em leitos pouco profundos , com substrato de gravilha e areia, possuindo hábitos noturnos e cuja fase larvar pode demorar 7 anos. A idade adulta é curta e atinge os 20 cm
(Rei, 2021)
© 2025 Junta de Freguesia de Seiça. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.